Mundo

Incêndios alimentados pelo calor extremo assustam em vários países da Europa

Vaga de temperaturas muito elevadas dificulta o combate aos incêndios florestais que assolam, entre outros estados, a Alemanha, a Grécia e a Turquia.

Teresa Canto Noronha

A vaga de calor na Europa está a provocar fogos florestais em diversos países. Da Alemanha à Turquia, milhares de bombeiros tentam controlar os incêndios, alimentados pelas temperaturas muito altas.

Os estados germânicos da Saxónia e da Turíngia são os mais afetados, onde centenas de bombeiros tentam controlar as chamas.

Milhares abandonam Creta e Esmirna

Na Grécia, no terceiro dia de luta contra o fogo, em Creta, as temperaturas sobem cada vez mais e o vento continua muito forte. Milhares de residentes e turistas já abandonaram a ilha, a maior e mais populosa do arquipélago grego, e que é visitada, todos os anos, por milhões de pessoas.

Os hotéis estão a ver os hóspedes a fugirem e as agências de viagens preparam-se para muitos cancelamentos.

Na Turquia, as autoridades dizem que já conseguiram conter seis dos nove incêndios que mataram duas pessoas e obrigaram milhares a fugir de Esmirna, no oeste do país. Uma das vítimas, era um homem de 81 anos, que estava acamado quando a casa foi destruída pelas chamas.

Últimas