Mundo

Homem detido após agredir bebé de quatro meses que confundiu com um "boneco reborn"

Um homem de 36 anos foi detido em Belo Horizonte, no Brasil, após agredir um bebé de quatro meses, que confundiu com um "boneco reborn". Apesar de os pais terem confirmado que se tratava de uma criança real, o suspeito agrediu-a, provocando um inchaço na zona da cabeça.

Exemplo de uma "boneca Reborn" — réplicas hiper-realistas de recém-nascidos concebidas para parecerem o mais autênticas possível.
Freila / GETTY IMAGES

Mariana Jerónimo

Um homem de 36 anos foi detido depois de agredir um bebé de apenas quatro meses, ao confundi-lo com um "bebé reborn" — réplicas hiper-realistas de recém-nascidos, concebidas para parecerem o mais autênticas possível. O caso, que está a chocar a opinião pública, ocorreu em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, no Brasil.

De acordo com o portal G1, a mãe, de 25 anos, disse às autoridades que o indivíduo, que não conhecia de lado nenhum, se aproximou e começou a brincar com a criança.

Logo de seguida, começou a insistir que se tratava de um "bebé reborn" e, apesar de os pais terem confirmado que se tratava de uma criança real, o homem agrediu-a, provocando um inchaço na zona da cabeça.

A criança foi transportada para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, e não corre perigo de vida.

"É um 'bebé reborn', é um 'bebé reborn'"

O momento da agressão foi captado por câmaras de vigilância, que mostram o homem a dar um murro no bebé de quatro meses e, posteriormente, a ser detido pelas autoridades.

Segundo uma testemunha citada pelo portal brasileiro, o suspeito gritou várias vezes a frase "É um bebé reborn, é um bebé reborn" antes de agredir a criança, apresentando sinais de que poderia estar embriagado.

Depois de ter sido detido, o suspeito disse às autoridades que achava que se tratava de um 'bebé reborn' e que os pais da criança a estavam a usar para obter prioridade na fila de uma roulotte de comida. O homem admitiu ainda ter consumido álcool, mas a polícia afirma que apresentava "sobriedade nas suas ações."

O homem de 36 anos acabou por ser conduzido para a Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente da Polícia Civil, no Barro Preto, em Belo Horizonte.

O que são os "bebés reborn"?

O fenómeno das bonecas 'Reborn' teve origem nos Estados Unidos há vários anos e, impulsionado pelas redes sociais, especialmente o TikTok, espalhou-se por outros países do mundo. 

E, como acontece com muitos fenómenos que surgem repentinamente na internet, também estes bebés super-realistas rapidamente se tornaram virais.

O mercado brasileiro é um dos principais exemplos do crescimento da comercialização de 'bebés Reborn'. 

Em algumas regiões do país, existem "maternidades" especializadas que recebem estas bonecas, simulam o seu nascimento e fornecem documentos como a "certidão de nascimento" e a "boletim de vacinas".

Últimas