Mundo

Chuvas intensas causam cheias e mortes no nordeste da Índia e provocam alarme também na China

As previsões indicam que a situação poderá agravar-se, com mais chuvas fortes esperadas nos próximos dias.

SIC Notícias

Pelo segundo ano consecutivo, a Índia deverá registar chuvas de monções acima da média, de acordo com previsões meteorológicas. No estado de Manipur, no nordeste do país, as fortes precipitações provocaram inundações severas, transbordo de rios e deslizamentos de terra, resultando na morte de pelo menos 34 pessoas.

Centenas de áreas residenciais foram inundadas, particularmente no distrito de Imphal East, onde os moradores foram forçados a caminhar com água até à cintura para procurar ajuda. As equipas de resgate entregaram água engarrafada às pessoas isoladas, além disso realizarem operações de resgate usando barcas insufláveis.

As chuvas intensas da semana passada causaram o transbordo de rios e causaram deslizamentos de terras. As previsões indicam que a situação poderá agravar-se, com mais chuvas fortes esperadas nos próximos dias.

O período das monções, que decorre entre junho e setembro, é crucial para a agricultura indiana, fornecendo cerca de 70% da chuva necessária para as plantações. No entanto, apesar da sua importância para a agricultura, as monções também trazem consequências graves para várias regiões do país.

Chuvas intensas também na China

Na China, as autoridades da província de Yunnan, no sudoeste, mobilizaram operações de resgate e socorro devido a inundações graves, deslizamentos de terra e estradas danificadas, causados por vários dias consecutivos de chuvas intensas.

O Centro Meteorológico Nacional da China prevê a continuação das chuvas em Yunnan. Já no nordeste do país, os moradores enfrentam a possibilidade de tempestades severas, pelo menos até ao final da semana.

Últimas