Mundo

Recuo nas tarifas? "Não há hipótese real de haver uma maioria acima do poder de veto do Presidente"

Na análise à atualidade internacional, João Maria Jonet, comentado da SIC, destaca a polémica em torno das tarifas anunciadas por Donald Trump, numa altura em que muitos tentam pôr travão a esta guerra comercial, incluindo Elon Musk, próximo do Presidente dos EUA.

João Maria Jonet

Sete senadores republicanos pedem que os poderes de Donald Trump para impor tarifas sejam limitados. O grupo junta-se aos democratas que apoiam um projeto de lei nesse sentido. A Lei de Revisão do Comércio propõe que o Presidente deva notificar o Congresso sempre que for criada uma nova tarifa e que o impacto económico seja apresentado. Se houver consenso entre o Senado e a Câmara dos Representantes, a tarifa pode ser cancelada. A Casa Branca já afirmou que vai vetar o projeto de lei.

Questionado sobre se ainda há possibilidade de facto de um grupo de republicanos, partido de Donald Trump, conseguir limitar os poderes do Presidente, João Maria Jonet responde:

"Não, o próprio Presidente já disse que votaria uma lei nesse sentido e isso necessitaria de uma maioria de dois terços, portanto não seriam precisos sete senadores republicanos, mas sim 20. E para além dessa necessidade dos 20, que até podia ser mais ou menos fazível, ainda há a necessidade de dois terços na Câmara dos Representantes, onde não é mesmo possível".

"Não há mesmo hipótese real de haver uma maioria acima do poder de veto do Presidente", realça o comentador da SIC.

Nem mesmo Elon Musk próximo de Donald Trump, apesar de muitos dizerem que poderá estar de saída, terá conseguido convencer o Presidente dos EUA.

Elon Musk terá pedido a Donald Trump para recuar nas tarifas. A imprensa norte-americana diz que sugeriu ao Presidente uma zona de livre comércio entre os Estados Unidos e a União Europeia.

Últimas