Mundo

Bolsas norte-americanas em queda há semanas, Donald Trump não descarta eventual recessão económica

Há semanas que as bolsas norte-americanas estão em queda por causa da incerteza gerada pelas políticas de Donald Trump e as europeias podem cair por arrasto. Esta quarta-feira, o Banco Central dos Estados Unidos manteve, pela segunda vez, as taxas de juros.

SIC Notícias

A decisão unânime, anunciada esta quarta-feira, acompanha as expectativas do mercado financeiro. As taxas de juros norte-americanas ficam, portanto, inalteradas na faixa de 4,25 a 4,5% ao ano. Foi a segunda reunião seguida em que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Federal Reserve System) optou por não alterar o referencial de juro. Alertaram que as incertezas em torno das perspetivas económicas aumentaram.

De acordo com analistas, o cenário ficou mais adverso por causa da guerra tarifária promovida por Donald Trump. Os mercados norte-americanos registam quedas, a acumular perdas sucessivas nas últimas semanas.

Donald Trump declarou não descartar a possibilidade de uma recessão na maior economia do mundo. Por arrasto, as bolsas europeias interromperam uma sequência de três altas consecutivas, também por causa da decisão de política monetária do Banco Central dos Estados Unidos.

O mercado europeu aguarda, ainda, a votação da proposta alemã para flexibilizar o freio da dívida no país que, segundo analistas, pode impulsionar o crescimento económico a partir de 2026.

Últimas