Mundo

Desaparecido tripulante do cargueiro português que colidiu com petroleiro americano no Mar do Norte

A colisão no Mar do Norte provocou um incêndio massivo, que causou mais de 30 feridos. O cargueiro português 'Solong' transportava 15 contentores um produto altamente químico.

Cargueiro português 'Solong' colide com o petroleiro americano 'Stena Immaculate' no Mar do Norte, a 10 de março 2025.
Getty Images

Lusa

Um membro da tripulação do cargueiro que colidiu com um petroleiro fretado pelo exército dos EUA no Mar do Norte foi dado como desaparecido, anunciou esta segunda-feira o proprietário do navio, em comunicado.

"Os esforços para localizar o tripulante continuam" e as outras 13 pessoas que estavam a bordo do cargueiro 'Solong' "foram levadas sãs e salvas para terra", avançou a companhia marítima alemã Ernst Russ.

O 'Solong', de pavilhão português, mas operado por uma empresa alemã, e o petroleiro 'Stena Immaculate' "sofreram estragos importantes depois da colisão e do incêndio que se seguiu", acrescentou a empresa alemã.

Depois do acidente, a empresa "ativou imediatamente uma equipa de resposta de urgência", avançou. "A prioridade absoluta é a segurança da tripulação, de todos os intervenientes e do ambiente".

A colisão no Mar do Norte provocou um incêndio massivo, que causou mais de 30 feridos, segundo a empresa do petroleiro e as autoridades.

A guarda-costeira britânica lançou uma operação de resgate.

A empresa norte-americana de gestão marítima Crowley, que opera o 'Stena Immaculate', indicou que o navio continha combustível Jet-A1, destinado à força aérea norte-americana que opera de várias bases no Reino Unido.

Cargueiro português transporta produto químico altamente tóxico

Entretanto, a estação BBC noticiou que o cargueiro 'Solong' transportava 15 contentores do produto químico cianeto de sódio, entre outras cargas, citando um relatório do fornecedor de dados marítimos Lloyd's List Intelligence.

O composto químico altamente tóxico é utilizado na indústria para limpeza de metais e fabrico de outros produtos químicos, entre outros usos.

No entanto, o armador do «Solong», Reederei Koepping, ainda não comentou o acidente nem indicou se algum dos materiais transportados terá sido derramado no mar.

Últimas