Mundo

"Tudo indica que vai haver perda de território ucraniano, em que moldes?"

A análise à atualidade internacional feita pelo comentador da SIC coronel Carlos Mendes Dias, com destaque para os últimos desenvolvimentos no plano de paz para a Ucrânia e no conflito do Médio Oriente.

Carlos Mendes Dias

Donald Trump falou com Vladimir Putin esta quarta-feira por telefone, durante mais de uma hora. O Presidente dos Estados Unidos quer iniciar conversações para o fim da guerra "imediatamente". Sabe-se também que Trump falou de seguida com o Presidente ucraniano para lhe explicar o plano. Esta conversa entre Trump e Putin acontece no mesmo dia em que o secretário da Defesa norte-americano considerou "irrealista" o regresso da Ucrânia às fronteiras anteriores a 2014, ano em que a Rússia tomou o controlo da Crimeia. É por aqui que começamos o habitual explicador com o coronel Carlos Mendes Dias, que nos ajuda a perceber o que significa esta declaração que implica perda de territorio.

Sabemos que se estão a envidar esforços no sentido de se concretizarem negociações relativas à guerra na Ucrânia, mas esta continua. Como se podem encaixar este tipo de iniciativas no quadro doutrinário do fenómeno da guerra? E quais serão as questões mais relevantes a propósito desta investida da Administração americana?

Estas são outras questões às quais responde o coronel Carlos Mendes Dias no habitual espaço do comentador da SIC Notícias, diariamente às 13:45.

Últimas