Mundo

"Estamos prontos para retaliar": Canadá e Brasil respondem a Trump

O Canadá está a negociar com os EUA para evitar a imposição das taxas alfandegárias prometidas por Trump. Lula da Sila diz que poderá responder na mesma moeda. O presidente norte-americano responsabilizou a comunicação social por estar a "criar confusão" quanto às medidas do seu Governo.

Miguel Franco de Andrade

Um dia depois de ter voltado atrás com a medida que congelava os gastos do Governo federal, Donald Trump atribui as culpas à comunicação social. A oposição democrata cantou vitória por ter travado a medida que põe em causa a vida de milhões de americanos.

Desde que tomou posse como Presidente dos Estados Unidos, Trump tem estado em muitas frentes. No plano da política externa, o republicano acusa os vizinhos imediatos dos EUA - México e Canadá - de causar insegurança na fronteira, ameaço ambos com taxas alfandegarias de 25% já a partir deste sábado.

"Estamos preparados para retaliar", garante a ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá. "É muito simples: se ele [Trump] taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade da parte do Brasil", afirma Lula da Silva.

Últimas