Donald Trump acusa a União Europeia de tratar mal os Estados Unidos e volta a ameaçar com tarifas sobre os produtos europeus. Já o presidente francês quer uma Europa mais forte e soberana face o homólogo norte-americano.
Este é um filme que os líderes europeus já viram e com a tomada de posse de Trump acabaram as ilusões. Na primeira temporada de Trump na Casa Branca, houve tarifas sobre o aço e o alumínio europeus.
A guerra comercial acabou em poucos meses com os europeus a prometerem comprar mais gás e soja aos norte-americanos. Agora, voltam a mostrar-se disponíveis para negociar e até há quem veja nas críticas de Trump um copo meio cheio.
Trump não perdeu tempo: tudo o que mudou nos EUA nas primeiras horas do novo mandato
Leia-se um maior investimento em defesa, que para Emmanuel Macron deve passar também por uma União Europeia soberana e menos dependente dos Estados Unidos.
Mas há mais dores de cabeça à vista, com Donald Trump a acusar os 27 de ficarem aquém dos americanos na ajuda à Ucrânia.
A chefe da diplomacia europeia rejeita as contas de Trump e avisa que m qualquer negociação de paz para a Ucrânia, os europeus terão também de estar à mesa.