O Presidente da Síria e os membros da sua família estão em Moscovo, depois da Rússia lhes ter concedido asilo. Bashar al-Assad é o último ditador das Primaveras Árabes a cair após 24 anos no poder. Qual será o futuro da Síria?
Como explica Maria João Tomás, a falta de pagamento aos militares sírios e a fragilidade do Hezbollah - grande aliado da Síria - são alguns dos fatores que influenciaram a queda do regime. O grupo jihadista HTS teve o apoio da Turquia através de ajuda militar para conseguir expandir, derrubar o Presidente deposto e todo o seu território.
Em apenas 11 dias, o regime de Bashar al-Assad foi derrubado por Abu Mohammed al-Jolani que, em 2011, regressou à sua terra natal para fundar a Frente al-Nusra - fação da Al-Qaeda na Síria, que mais tarde se tornou no HTS.
Mas porque é que a Síria representa um cenário de perigo e caos? Sendo um dos países vizinhos, como está Israel a reagir? Os jihadistas HTS são aliados do Hamas? O que é a Irmandade Muçulmana e quais os grupos/partidos por si apoiados? São algumas das perguntas às quais Maria João Tomás dá resposta com o seu explicador na SIC Notícias.