Os rebeldes que lutam contra o regime de Bachar al-Assad controlam Aleppo, a maior cidade da Síria. A tomada da cidade acontece após quatro anos de tréguas e pode vir a ter consequências para outros conflitos que decorrem no resto do mundo: Guerra na Ucrânia e conflito entre Israel com o Hamas e o Hezbollah.
Maria João Tomás recorda que a Síria é um "caldeirão de étnicas e religiões", o que faz com que não seja um cenário complexo. Ainda assim, é um país que tem uma faixa costeira com elevada importância no Mar Mediterrâneo o que facilita o envolvimento de várias potências mundiais.
Mas como foi tomada a cidade de Aleppo pelos rebeldes? Que forças controlam a Síria e que forças estão no terreno? Quem apoia atualmente o presidente da Síria? Porque razão a Rússia está a ajudar a Síria quando está envolvida numa Guerra com a Ucrânia? Qual o impacto que a situação vivida na Síria pode ter nos restantes conflitos? São algumas das perguntas às quais Maria João Tomás dá resposta com o seu explicador na SIC Notícias.