A organização japonesa Nihon Hidankyo recebeu esta terça-feira o Prémio Nobel da Paz 2024. Traduzido à letra, Nihon Hidankyo significa "o Japão foi atingido".
Uma organização que apoia os sobreviventes das bombas atómicas que caíram em Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945. O Comité Nobel diz ter escolhido a organização pelos “seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares”
Nihon Hidankyo foi fundada em 1956 e os dirigentes e membros são todos sobreviventes das bombas atómicas. No Japão, são conhecidos como Hibakusha. Ainda há milhares a viver no país, mas a expressão acabou por se alastrar ao resto do mundo, que chama Hibakusha a qualquer vítima direta de um desastre nuclear.
Esta não é a primeira vez que o Comité Nobel premeia uma organização contra estas armas. Volta a fazê-lo quando ameaças nucleares têm vindo a aumentar por causa dos conflitos Rússia-Ucrânia e do Médio Oriente
Há quase 80 anos que nenhuma arma nuclear é utilizada em guerra.