Mundo

Três toneladas de escombros removidas por dia em Valência

Milhares de habitantes de Valência dizem sentir-se desamparados após as devastadoras cheias que afetaram a região. O governo espanhol tenta acalmar a situação com o anúncio de um novo pacote de medidas para apoiar as vítimas. O plano inclui a construção de novas casas e infraestruturas, apoio aos desempregados e a recuperação do setor agrícola.

Maria João de Brito

Ricardo Piano

Em Valência, as operações de limpeza continuam a todo vapor. O primeiro-ministro Pedro Sánchez anunciou um conjunto de medidas para ajudar aqueles afetados pelas cheias das últimas semanas. Desde o dia 29 de outubro, mais de 220 pessoas perderam a vida e outras 30 estão desaparecidas. O foco agora está em limpar as ruas e avaliar a dimensão dos estragos.

Sánchez explicou que foram aprovadas 110 novas medidas, no valor de quase 4 milhões de euros, para dar resposta às necessidades das vítimas. O Governo espanhol estima que as medidas aprovadas até agora ajudarão cerca de 400 mil trabalhadores a manterem os rendimentos e apoiarão 30 mil empresas a retomar as operações, além de atenderem às necessidades básicas de cerca de 100 mil famílias.

As autoridades locais deram conta que, diariamente, são removidas mais de 3 mil toneladas de escombros e resíduos. Para ajudar nas operações de limpeza, Portugal enviou uma força conjunta composta por membros da Proteção Civil, bombeiros, INEM e militares das forças armadas, apoiada por 12 veículos.

Agora, a região sudeste da Espanha prepara-se para uma nova tempestade. A área de Almería está sob aviso laranja, com um alto risco de inundações severas devido às chuvas fortes que se aproximam.

Últimas