O sul e o leste de Espanha estão a ser atingidos por chuvas torrenciais, que causaram esta terça-feira inundações. Pelo menos sete pessoas estão desaparecidas, segundo o jornal La Vanguardia, que cita fonte das forças de segurança.
Seis pessoas estavam desaparecidas na região de Castilla-La Mancha e um motorista em L'Alcudia, uma cidade de Valência.
A maior parte de Valência está sob aviso vermelho, o que levou as autoridades a apelar à população que evitasse deslocações àquela província.
Um comboio de alta velocidade com quase 300 pessoas a bordo descarrilou perto de Málaga, embora as autoridades ferroviárias tenham dito que ninguém ficou ferido. O serviço ferroviário de alta velocidade entre a cidade de Valência e a capital, Madrid, foi interrompido, assim como várias linhas suburbanas.
Na província de Almería, uma tempestade de granizo provocou estragos na última noite. Com o tamanho de uma bola de golfe, as pedras de granizo partiram os vidros de centenas de carros, no sudeste de Espanha. A cidade costeira de El Ejido foi das mais afetadas.
Segundo a imprensa espanhola, casas e estufas agrícolas ficaram destruídas. As imagens publicadas nas redes sociais mostram várias estradas inundadas.
As rajadas de vento ultrapassaram os 120 quilómetros por hora e as ondas chegaram aos 5 metros de altura.
Em toda a região da Andaluzia, a Proteção Civil recebeu mais de 200 pedidos de ajuda, a maioria relacionados com inundações e queda de árvores.
A depressão que está atingir o sul e o leste de Espanha colocou grande parte da província de Valência sob aviso vermelho. Foi cortada uma autoestrada e interrompida a circulação numa linha de metro.
Os meteorologistas preveem um agravamento do estado do tempo esta quarta-feira. Entre quinta e sexta, a chuva deverá perder intensidade, mas as previsões apontam para o regresso do temporal na costa do mediterrâneo, no fim de semana.
Com Lusa