Mundo

Trump diz que resposta às catástrofes tem sido "terrível", mas Biden garante que acusações não passam de "mentiras"

Nos últimos dias, Trump e o seu companheiro de corrida, o senador J.D. Vance têm feito várias acusações sobre as zonas afetadas pelo furacão Helene, que fez mais de 230 mortos, e sobre o Milton, que chegou esta noite à Florida. No entanto, Biden garante que todas essas afirmações são mentira.

SIC Notícias

Durante um comício no estado da Pensilvânia, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrou-se solidário com a população da Flórida e criticou a administração Biden garantindo que têm feito um trabalho “terrível” no que toca a catástrofes.

“Quero enviar as nossas orações às pessoas da Florida que estão a ser afetadas neste momento. Em breve, vamos assistir a um furacão como não víamos há muito tempo. Assim como a todos aqueles que ainda estão a recuperar do furacão Helene", começou por dizer Donald Trump.

"A Carolina do Norte foi duramente atingida e esta administração não fez um trabalho correto. Terrível. Terrível. Nunca ninguém viu nada assim. Mas nós rezamos por toda a gente. Queremos que tudo corra bem e vamos lá estar, esperemos que em breve, para os ajudar a reconstruir e a pôr tudo em ordem. E esperamos que Deus os mantenha em segurança”, acrescentou.

Biden considera mentiras de Trump sobre furacões “antiamericanas”.

O Presidente norte-americano, o democrata Joe Biden, já reagiu às declarações de Donald Trump e acusou o seu antecessor e candidato republicado às presidenciais de novembro de estar a espalhar mentiras "antiamericanas" sobre furacões que vão contra os valores do país.

"Nas últimas semanas, tem havido uma disseminação imprudente, irresponsável e implacável de desinformação e mentiras descaradas sobre o que está a acontecer", sublinhou Biden, em declarações aos jornalistas, destacando como estas mentiras estão a pôr em perigo as pessoas que se preparam para o impacto do furacão Milton na Florida.

"Francamente, estas mentiras são antiamericanas e simplesmente não há lugar para elas, nem agora, nem nunca", destacou, acusando Trump de liderar a onda de mentiras.

Nos últimos dias, Trump e o seu companheiro de corrida, o senador J.D. Vance, do Ohio, têm feito várias acusações sobre as zonas afetadas pelo furacão Helene, que fez mais de 230 mortos, e sobre o Milton, que chegou esta noite à Florida. Sendo que essas acusações têm sido negadas pelas autoridades locais, estaduais e federais.

Entre outras coisas, Trump afirmou, por exemplo, que a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) não tem fundos para apoiar as pessoas afetadas por ambos os furacões porque gastou o dinheiro a ajudar os migrantes que chegam aos EUA, disse que nenhum helicóptero foi utilizado para resgatar vítimas na Carolina do Norte e afirmou que a FEMA disse às vítimas que receberiam apenas 750 dólares.

No entanto, Biden garante que todas essas afirmações são mentira.

"Estão a dizer que as pessoas afetadas por estas tempestades receberam 750 dólares em dinheiro e nada mais. Isto não é verdade. Dizem que o dinheiro necessário para estas crises está a ser desviado para os migrantes. De que raio estão eles a falar? Parem com isso. Não é verdade", frisou Biden.

Com Lusa

Últimas