Mundo

Brasil vive assolado pelos incêndios e fumo já tomou várias cidades

Seis pessoas já foram presas, sob suspeita de fogo posto. Os investigadores querem saber se são factos isolados ou se fazem parte de uma ação coordenada.

Ivani Flora

Os fogos no Brasil avançam por terrenos já muito secos, o que traz o perigo acrescentado de colunas de fumo enormes e persistentes. A estiagem severa, que atinge várias zonas do país, tem deixado cidades tomadas pelo fumo dos incêndios. A situação mais grave é na região amazónica.

Manaus, a capital do Amazonas, tem encoberta pelo fumo que dificulta até a navegação nos rios da região e a qualidade de ar já chegou a níveis alarmantes.

De acordo com o governo brasileiro, dos 62 municípios do estado, 22 estão em situação de emergência por causa das queimadas.

Outros estados da região norte também têm sofrido com a antecipação do período de estiagem que faz aumentar os focos de incêndio.

Segundo os satélites do INPE - Instituto de Pesquisas Espaciais, já foram registrados quase o dobro de focos de incêndio no bioma Amazónia, em relação ao mesmo período do ano passado.

O estado do Mato Grosso, no oeste do país, a situação também é crítica. Desde o início do mês, bombeiros e outros operacionais combatem os focos de incêndio que atingem o Pantanal. A vegetação extremamente seca e os ventos fortes dificultam os trabalhos.

As correntes de ar e condições meteorológicas tem levado o fumo para diversas cidades brasileiras.

A frente fria, que chegou ao estado de São Paulo no final de semana, ajudou a apagar a maior parte dos focos de incêndios, sem precedentes, que atingiram zonas rurais.

Seis pessoas já foram presas, sob suspeita de fogo posto. Os investigadores querem saber se são factos isolados ou se fazem parte de uma ação coordenada.

Últimas