A BBC revela esta quinta-feira que foram usados blindados britânicos na ofensiva da Ucrânia à Rússia. Kiev não comentou. Confirmou apenas que continuam os ataques e os avanços territoriais em várias regiões fronteiriças.
Os blindados britânicos Challenger 2 estão a ser usados na ofensiva ucraniana em solo russo. A informação foi confirmada pela BBC com uma fonte oficial militar de Londres.
O Ministério britânico da Defesa não comentou, declarou apenas que a Carta da ONU dá o direito de autodefesa à Ucrânia, e que não há impedimentos a operações militares na Rússia.
Kiev revindicou a conquista de mais duas povoações. Segundo os ucranianos, serão já mais de 70 povoações e mil quilómetros quadrados de território conquistado.
Moscovo nega e garante que está a travar os ataques. O Kremlin divulgou imagens da alegada destruição de um carro blindado norte-americano e voltou a acusar o Ocidente de lançar uma guerra por procuração.
Nas regiões fronteiriças, foi declarado o estado de emergência na região de Belgorod e de Kursk. Haverá ainda 200 mil civis deslocados e 100 soldados russos serão agora prisioneiros de guerra das tropas ucranianas.
À segunda semana da ofensiva no país vizinho, o Presidente Zelensky diz que foi já alcançado o objetivo estratégico: criar uma zona tampão para proteger as populações ucranianas dos bombardeamentos russos.