O Presidente russo, Vladimir Putin, avisou o Estados Unidos da América (EUA) que, se instalar mísseis na Alemanha, em 2026, a Rússia vai posicionar mísseis a uma distância semelhante do Ocidente.
Washington tem planeado instalar mísseis de longo alcance em território alemão, a partir de 2026, de forma a reforçar a presença da NATO no território europeu.
O armamento que será posicionado estrategicamente na Alemanha vai desde mísseis SM-6, Tomahawk e armas supersónicas com maior alcance, que ainda estão em desenvolvimento.
Num discurso dirigido a marinheiros da Rússia, China, Argélia e Índia de forma a assinalar o Dia da Marinha russa, na antiga capital imperial de São Petersburgo, Putin avisou os Estados Unidos de que se arriscavam a desencadear uma crise de mísseis ao estilo da Guerra Fria.
"O tempo de voo desses mísseis para alvos no nosso território, que no futuro poderão ser equipados com ogivas nucleares, será de cerca de 10 minutos", afirmou o chefe de Estado da Rússia, citado pela Reuters.
Disse ainda que tomará "medidas semelhantes", que dependerão das ações dos EUA, bem como dos "seus satélites na Europa e em outras regiões do mundo".