Donald Trump acusa Joe Biden de ter fingido ter covid-19 e pede reembolso do dinheiro gasto na campanha contra o Biden. Diz que foi o pior Presidente da história dos EUA e que não está em condições de permanecer na Casa Branca.
Donald Trump usou a rede social que ele próprio fundou lançar os ataques.
Na truth social escreveu que "Biden foi o pior Presidente da historia dos EUA". Acusou-o de ter mentido sobre o diagnóstico de covid-19 como forma de deixar a corrida. Disse ainda que, se Biden não está em condições de concorrer à Casa Branca também não está para continuar no cargo".
"Atenção, temos uma notícia urgente". Foi assim que uma jornalista começou por anunciar a desistência de Joe Biden.
O anúncio da desistência foi notícia em todo o mundo.
O chefe do Governo de Espanha fala em decisão corajosa e digna. A Ucrânia agradece o que diz ser o apoio inabalável de Biden. A China remeteu-se ao silêncio e a Rússia disse que vai continuar atenta.
Nos EUA, Barack Obama defendeu que Biden mostrou "amor pela nação" ao deixar a corrida. Descreveu ainda o sucessor com um dos mais consequentes Presidentes do país.
A desistência levou, no domingo, dezenas de pessoas às imediações da Casa Branca, mas nem todas levaram elogios.
Esta não é a primeira vez que um Presidente em exercício desiste da recandidatura. A última vez aconteceu em 1968, quando Lyndon Johnson deixou a corrida na sequência do descontentamento provocado pela guerra do Vietname.
Com uma uma carreira política com mais de 50 anos, Joe Biden desiste a menos de um mês da convenção democrata, o evento que vai determinar a escolha do partido para concorrer contra Donald Trump.