Mundo

2.º aniversário do telescópio James Webb: o ballet cósmico de duas galáxias em fusão

O observatório espacial operado pela NASA e pela Agência Espacial Europeia fotografou as duas galáxias a 326 milhões de anos-luz de distância.

Catarina Solano de Almeida

O telescópio espacial James Webb celebrou o 2.º aniversário com as fotos de duas galáxias entrelaçadas numa espécie de ballet cósmico.

O observatório espacial operado pela NASA e pela Agência Espacial Europeia fotografou as duas galáxias a 326 milhões de anos-luz de distância, rodeadas por uma névoa azul de estrelas e gás.

As galáxias vizinhas Pinguim e Ovo estão entrelaçadas há dezenas de milhões de anos e acabarão por se fundir numa única galáxia.

A mesma interação acontecerá com a nossa Via Láctea e a Galáxia de Andrómeda dentro de 4 mil milhões de anos.

Telescópio Espacial James Webb

Projeto conjunto da NASA/ESA/CSA (agência espacial do Canadá), o telescópio espacial James Webb é o novo grande observatório de ciências espaciais para resolver os mistérios do Sistema Solar, explorar mundos distantes em redor de outras estrelas e descobrir as origens do Universo.

O seu lançamento estava previsto para março de 2021, mas a pandemia obrigou ao adiamento. Foi lançado em dezembro de 2021 e as primeiras imagens foram divulgadas a 12 de julho de 2022. O primeiro aniversário de James Webb no espaço foi celebrado com o nascimento de estrelas semelhantes ao Sol.

Telescópio Espacial Hubble

O telescópio espacial Hubble da NASA e da ESA, já está há 34 anos a navegar pelo espaço e a deslumbrar-nos com o que "vê". Com mais de um milhão de observações feitas, que incluem algumas das mais longínquas e antigas galáxias, o telescópio da NASA e da ESA será talvez o aparelho que captou as imagens mais marcantes do Universo.

Em junho de 2024, a NASA anunciou que "O Hubble está a viver os seus últimos momentos" e vai ser progressivamente desativado.

Últimas