Há precisamente 55 anos, a missão Apollo 11 da NASA descolava em direção à Lua e mudava para sempre a história da humanidade. A 16 de julho de 1969, milhares de pessoas reuniram-se nas proximidades da Plataforma de Lançamento 39A, construída pela agência espacial norte-americana, para se despedir do Módulo Lunar Apollo que, ao fim de quatro dias, aterrava finalmente na superfície lunar. O astronauta Neil Armstrong tornou-se no primeiro ser humano a pisar a Lua, num momento que descreveu como um "pequeno passo para o homem, um grande passo para a Humanidade”.
Como a tensão entre os EUA e a URSS mudou para sempre a humanidade
Aquela que ficou conhecida como "corrida espacial" fez escalar as tensões entre os Estados Unidos e a União Soviética em pleno período da Guerra Fria. Oito anos antes, a URSS tinha sido responsável pela primeira viagem de um ser humano ao espaço, protagonizada por Yuri Gagarin.
Nesse mesmo ano, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, havia prometido que o país seria capaz de enviar o primeiro homem até à Lua e a trazê-lo de volta em segurança, até ao final da década de 1960.
"Acredito que esta nação deve se comprometer a atingir a meta, antes que esta década acabe, de pousar um homem na lua e trazê-lo de volta em segurança à Terra", afirmou.
"The Eagle has landed"
A missão espacial levada a cabo pelos Estados Unidos durou pouco mais de uma semana, de 16 a 24 de julho de 1969, e juntou os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin E. “Buzz” Aldrin.
"The Eagle has landed" ("A águia posou"), foi a primeira frase que Armstrong disse quando o Módulo Lunar Eagle (LM-5) aterrou na Lua, pela primeira vez. Pouco tempo depois, o astronauta norte-americano dava os primeiros passos na superfície lunar - cerca de 530 milhões de pessoas assistiram aquele momento na televisão.
A famosa bandeira dos Estados Unidos assente na superfície lunar ditava assim a sua superioridade em relação à URSS e aos restantes países.
O dia 20 de julho de 1969 foi celebrado em todo um mundo e ficou conhecido como um dos maiores feitos da humanidade, numa altura em que, a tecnologia e os conhecimentos sobre o espaço estavam longe da realidade atual.
A 24 de julho, ao fim de oito dias, 3 horas, 18 minutos e 35 segundos, a tripulação da Apollo 11 caiu diretamente no Oceano Pacífico e foi resgatada pelos helicópteros do navio de recuperação 'USS Hornet', num momento que ficou conhecido como "Apollo Splashdown".
Os três astronautas foram depois 'obrigados' a cumprir uma quarentena de 21 dias, após a missão histórica à Lua, por terem interagido com material lunar.
Durante a próxima semana, aNASA programou um conjunto de atividades para celebrar o 55.º aniversário desde que o Homem pisou a Lua.