A passagem da tempestade Beryl pelo Texas, nos Estados Unidos da América (EUA), tem deixado um rasto de destruição e já causou a morte de pelo menos cinco pessoas, quatro delas em Houston.
Segundo o xerife do condado de Harris, duas das mortes foram provocadas pela queda de uma árvore. Através de um relato nas redes sociais, Ed González diz que uma das vítimas foi uma mulher de 74 anos que morreu no seu quarto após uma árvore ter caído e atravessado o telhado de casa.
Antes, o xerife já tinha reportado a morte de um pai de família, de 53 anos.
"Estava em casa com a sua família, abrigado da tempestade. Um carvalho caiu sobre o telhado, partiu as vigas e a estrutura caiu sobre o homem. A mulher e os filhos escaparam ilesos", escreveu no X (antigo twitter).
Outras duas mortes foram confirmadas pelo presidente da câmara, John Whitmire. Um funcionário municipal faleceu nas inundações quando tentava chegar ao trabalho e outra pessoa morreu num incêndio provocado por um raio.
A quinta vítima acabou por falecer também devido a uma queda de árvore, mas o acidente aconteceu um pouco mais a norte, no condado de Benton, Louisiana, informou a polícia local no Facebook.
A tempestade Beryl tem provocado chuvas e ventos fortes que causaram inundações e cortes de eletricidade. Segundo o site especializado PowerOutage, por volta do meio-dia, mais de 2,5 milhões de residências e escritórios ficaram sem energia elétrica devido àquele que é o primeiro furacão na atual temporada do Atlântico a atingir território norte-americano.
Além disso, à mesma hora, 70% dos voos dos aeroportos internacionais George W. Bush e William P. Hobby, ambos em Houston, a quarta cidade mais populosa dos EUA, foram cancelados.
O olho do ciclone está a cerca de 30 quilómetros de Houston e espera-se um enfraquecimento gradual até atingir a classificação de depressão tropical, provavelmente esta terça-feira.
A maior preocupação das autoridades é, neste momento, que a tempestade possa elevar o nível do mar até 1,8 metros acima da média em cidades como Freeport e Galveston.