Mundo

Reino Unido: última sondagem dá maioria absoluta “histórica” aos Trabalhistas

A confirmarem-se os números, será a maior vitória de qualquer partido britânico desde 1832. Em sentido contrário, estimam-se resultados catastróficos para o partido Partido Conservador, no poder há 14 anos e atualmente liderado por Rishi Sunak.

Lesley Martin

Carolina Botelho Pinto

A última sondagem antes das eleições legislativas no Reino Unido dá a vitória com maioria absoluta ao Partido Trabalhista e ao seu líder Sir Keir Starmer. A confirmarem-se os números, será a maior vitória de qualquer partido britânico desde 1832.

Divulgada pela Sky News, a sondagem aponta a conquista de 431 lugares pelos Trabalhistas, que precisavam apenas de 326 para uma maioria absoluta. É uma subida de 231 lugares em comparação com a eleição de 2019.

Só em 1997 o partido tinha alcançado um resultado tão alto, com a eleição de 419 deputados, ainda assim menor do que o resultado estimado para esta quinta-feira.

Em sentido contrário, o Partido Conservador perde 270 deputados, conseguindo apenas 102 lugares na Câmara dos Comuns (câmara baixa do parlamento do Reino Unido). Em 2019, sob a liderança de Boris Johnson, tinha eleito 365. São resultados catastróficos para o partido que está no poder há 14 anos, atualmente liderado por Rishi Sunak.

A mesma sondagem dá 72 deputados para os Liberais Democratas, 18 para o Partido Nacional Escocês e apenas três deputados para o partido de Nigel Farage (o Reform UK). O Partido Galês também deverá conseguir três lugares e os Verdes ficam-se por dois.

Os eleitores britânico vão às urnas esta quinta-feira. Votam entre as 07:00 e as 22:00 (mesma hora em Lisboa).

Últimas