São as primeiras imagens do ataque que teve como alvo a cidade de Vilniansk, na região de Zaporijia. De acordo com o governador da província, aconteceu em plena luz do dia e atingiu lojas, habitações e viaturas. Provocou quase 10 vitimas mortais entre elas, duas crianças.
O bombardeamento deu-se horas depois de as autoridades russas terem responsabilizado a Ucrânia por outro episodio de violência. Garantem que um ataque com drones na região de Kursk também tirou a vida a 5 civis.
Na linha da frente, há combates intensos em Chasiv yar. A cidade ucraniana na região do Donetsk está a ser alvo de uma tentativa de assalto das tropas russas.
"Aqui os bombardeamentos são todos os dias (...) Esta noite foi assustadora. Os bombardeamentos foram constantes", contam os habitantes locais.
Foi também aqui, no leste da Ucrânia, que há mais de 5 anos foi capturado o grupo de 10 civis que esta sexta feira chegou a Kiev. À espera estavam familiares e amigos. No local ou à distancia como a filha de Olena.
"Adoras-me, sei que me adoras, sei o quanto tentaste. Meu amor, vem ter comigo de coração aberto. Estou em casa".
O grupo estava detido na Rússia e na Bielorrússia por acusações de traição e espionagem. Voltou a casa no âmbito de uma troca de prisioneiros mediada pelo Vaticano.