Mundo

Megaoperação da Europol em Espanha: detidos 42 membros de rede criminosa por tráfico de droga

A rede criminosa traficava grandes quantidades de canábis em toda a Europa Ocidental e é suspeita de traficar heroína para a União Europeia.

Anna Efetova

SIC Notícias

Uma operação policial em grande escala em Espanha, realizada nos dias 11 e 12 de junho, levou à detenção de 42 suspeitos de pertencer a uma rede criminosa, incluindo o chefe do bando, informou a Europol num comunicado.

A rede criminosa traficava grandes quantidades de canábis em toda a Europa Ocidental e é suspeita de traficar heroína para a União Europeia (EU).

No âmbito da operação policial foram efetuadas 28 buscas em vários locais de Granada, Málaga e Sevilha, tanto em residências como em instalações de produção de droga. As autoridades procederam à apreensão de duas toneladas de canábis e várias quantidades de outras drogas, como haxixe, três armas de fogo e uma grande quantidade de cartuchos. Para além disto, apreenderam uma dúzia de veículos de luxo e mais de 100 mil euros em dinheiro.

Foram também desmanteladas seis plantações de marijuana em recinto fechado.

Segundo o comunicado, a investigação revelou ainda que os criminosos eram especializados no tráfico transnacional de estupefacientes e que há anos que importavam drogas para Espanha, que depois eram distribuídas em toda a UE.

As autoridades acreditam que a rede concentrou-se inicialmente no tráfico de heroína e, só mais tarde, é que passou a traficar canábis.

"Esta mudança pode ter acontecido em resultado das mudanças políticas no Afeganistão, que anunciou a proibição de drogas, o que levou à diminuição da disponibilidade de heroína na UE", explica a Europol.

Na operação policial participaram 400 agentes das autoridadesalfandegárias francesas, da Guardia Civil espanhola e do Departamento de Luta contra os Estupefacientes da Polícia Nacional Turca (Türk Polis Teşkilatı, na sigla turca).

Últimas