Mundo

Soldados ucranianos utilizam peças de drones capturados para construir novos equipamentos

A correspondente da SIC na Ucrânia, Iryna Shev, conta que, para além de reutilizarem peças, os soldados ucranianos modificam os drones segundo as necessidades que têm.

Iryna Shev

SIC Notícias

Além dos mísseis, os drones continuam a ser os aparelhos mais utilizados na guerra, tanto pela Rússia como pela Ucrânia, em ataques aéreos. Existem locais da Ucrânia onde os soldados reutilizam peças de drones, que foram capturados, para construir novos equipamentos.

A região de Donetsk é um dos locais onde estas reutilizações são feitas.

De acordo com a correspondente da SIC na Ucrânia, Iryna Shev, os soldados vão modificando os drones segundo as necessidades que têm. Alguns dos aparelhos que, antes da guerra, eram utilizados na agricultura, são agora utilizados no campo de batalha.

Estas modificações são feitas por voluntários e pelos próprios militares, que tiram parte do seu ordenado para fazerem estas adaptações.

Iryna Shev explica que os drones são "uma arma que consegue poupar vidas", uma vez que, os aparelhos permitem que os soldados possam estar na retaguarda, em vez de na frente de batalha. Volodymyr Zelensky diz que estes são o futuro da indústria de armamento da Ucrânia, que planeia fabricar um milhão de drones por ano.

Desde o início da guerra, já foram abatidos milhares de drones e muitos acabaram por ser capturados.

Últimas