O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi recebido no Vietname, esta quinta-feira, sob a saudação de 21 tiros durante uma cerimónia militar. O líder russo chegou ao país asiático para estabelecer uma parceria estratégica e reforçar os laços com a nação vietnamita.
À chega de Putin ao país, o chefe de Estado, To Lam, felicitou-o pela sua reeleição como Presidente da Rússia e elogiou as conquistas da nação, incluindo a "estabilidade política interna", escreve a agência Reuters.
"Mais uma vez, parabéns ao nosso camarada por ter recebido um apoio esmagador durante as recentes eleições presidenciais, sublinhando a confiança do povo russo", felicitou Lam.
Por sua vez, o Presidente da Federação Russa garantiu que uma das suas prioridades passa por reforçar a parceria estratégica com o Vietname. Esta é a segunda viagem do périplo de Putin pela Ásia depois de ter estado também na Coreia do Norte, no início desta semana, onde assinou um acordo militar com Kim Jong-un.
Claro está que o facto de Hanói ter recebido o líder da Rússia levou os EUA a criticarem a nação asiática, de quem se aproximou no ano passado, que tem em Washington o seu principal mercado de exportações.
Para além do país do sudeste asiático e da Coreia do Norte, Putin já visitou a China, desde maio, mês em que iniciou o quinto mandato como Presidente russo.