Mundo

Eleições no Reino Unido: Sunak e Starmer discordam em (quase) tudo no primeiro frente-a-frente

O Reino Unido está a poucas semanas de eleger um novo primeiro-ministro para o país. Os principais candidatos, Rishi Sunak e Keir Starmer, estiveram juntos num primeiro frente a frente que durou 70 minutos e teve direito a público.

SIC Notícias

Emanuel Nunes

As mais recentes sondagem dão uma clara desvantagem ao atual primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. Com menos 20 pontos do que o seu opositor, o líder conservador não perdeu tempo em "atacar" o Partido Trabalhista de Keir Starme. Rishi Sunak defendeu que a oposição trabalhista irá aumentar os impostos dos habitantes do Reino Unido.

Ao longo de 70 minutos, o atual primeiro-ministro britânico aparentou estar mais confortável que o líder da oposição. Ainda assim, Keir Starmer também mostrou estar pronto para a luta, quando o tema eram as filas de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Rishi Sunak disse que "as listas de espera estão a diminuir" mas o líder trabalhista acusou-o de "não ser bom a matemática" já que as listas de espera passaram de 7.2 para 7.5 milhões de utentes em espera.

Durante este longo debate ficou claro que são mais os pontos que dividem os candidatos do que aqueles que os unem. No entanto há um exceção - o Médio Oriente. Quando o tema em cima da mesa passou a ser a imigração, voltou-se a gerar uma grande discórdia entre ambos.

No dia 4 de Julho, os britânicos escolhem (ou não) o novo primeiro-ministro do Reino Unido.

Últimas