Mundo

Ataque russo provoca pelo menos seis feridos em Dnipro na Ucrânia

Entre os feridos estão um bebé de um mês e um adolescente de 17 anos que ficou hospitalizado. O relato é da correspondente da SIC na Ucrânia, Iryna Shev.

Iryna Shev

Pelo menos seis pessoas ficaram feridas, na sequência de um ataque com mísseis, na região de Dnipro, no centro Leste da Ucrânia.

Entre os feridos estão um bebé de um mês e um adolescente de 17 anos que ficou hospitalizado. A informação foi avançada pelas forças ucranianas que dizem ter abatido dois mísseis na região.

Além dos feridos, o ataque terá provocado também danos em carros e em janelas de prédios e de um hospital.

É possível que a NATO tenha que enfrentar a Rússia

Na segunda-feira um alto general norueguês disse que receia que a NATO tenha que se preparar para uma guerra com a Rússia.

O general afirmou que acha que a NATO vai ter que enfrentar a Rússia dentro de dois ou três anos, porque a produção de armamento da Rússia é muito rápida e por isso, a NATO tem que estar preparada para qualquer eventualidade.

Cimeira de Paz vai contar com a presença de 106 países

Na próxima semana vai realizar-se a Cimeira para a Paz, uma cimeira organizada pelos ucranianos que contará com vários representantes de países do Ocidente, da Ásia e da África.

A Vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, já confirmou que vai estar presente, o que deixou os ucranianos bastante satisfeitos. Contudo, a falta de confirmação de Joe Biden tem levantado algumas críticas, inclusive, do próprio presidente ucraniano, Volodymir Zelensky.

Vão estar presentes 106 países nesta conferência. A representar Portugal vai estar o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Nos últimos tempos, Volodymir Zelensky tem vindo a acusar Moscovo de estar a tentar boicotar o evento. Segundo o presidente ucraniano, a Rússia está a persuadir países a não participarem na cimeira. A mesma acusação tem feito também à China. De acordo com Zelensky, também Pequim tem tentado fazer com que os países próximos da sua influência não participem no evento.

A Cimeira de Paz, que se realiza 15 e 16 de Junho na Suíça, foi a forma que os ucranianos arranjaram para se aproximarem de um caminho para a paz.

Últimas