Mundo

"Já há demasiadas bichas": Papa Francisco apela a bispos italianos que não admitam seminaristas gays

Até ao momento, o Vaticano ainda não se pronunciou sobre a recente posição do Papa Francisco que contrasta com aquilo que têm sido as suas declarações públicas nos últimos anos.

Andrew Medichini / AP

SIC Notícias

“Já há demasiadas bichas”. Esta é a frase da autoria do Papa Francisco que está a tomar conta da imprensa italiana nos últimos dias.

A declaração remonta a 20 de maio e terá sido proferida durante um encontro à porta fechada com bispos italianos.

O líder da Igreja Católica terá dito que os seminários, ou colégios sacerdotais, já estão demasiado cheios de "frociaggine", um termo italiano que se traduz aproximadamente como "bichas" em português.

O termo pejorativo para descrever a comunidade homossexual terá chocado vários dos bispos presentes no encontro e provocado diversos risos. Contudo, vários relatos na imprensa italiana, incluindo no jornal “Corriere della Sera”, garantem que o Papa, dado a sua origem argentina, quando utilizou o termo não terá tido consciência do quão ofensiva é a palavra em italiano, uma vez que em espanhol a palavra não tem a mesma conotação.

Até ao momento, o Vaticano ainda não se pronunciou sobre a recente posição do Papa Francisco que contrasta com aquilo que têm sido as suas declarações públicas nos últimos anos.

Desde que foi eleito Papa em 2013, Francisco tem levado a Igreja Católica a adotar uma abordagem mais acolhedora em relação à comunidade LGBT do que os seus antecessores. Recentemente, disse, inclusive, que a homossexualidade faz parte da “condição humana”.

No verão passado, em Lisboa, durante a Jornada Mundial da Juventude, o líder da Igreja Católica também defendeu que a Igreja devia ser para “todos, todos, todos”.

Postura conservadora já foi assumida mais do que uma vez

Contudo, não é a primeira vez que o líder da Igreja Católica assume uma postura mais conservadora. Em 2018, por exemplo, o Papa Francisco recomendou que os pais disponibilizassem apoio “psiquiátrico” aos filhos se detetassem neles tendências homossexuais durante a infância.

“Quando é observado a partir da infância, há muito o que pode ser feito através da psiquiatria, para ver como são as coisas. É outra coisa quando se manifesta depois dos 20 anos”, disse Francisco na altura, citado pela Globo, durante uma entrevista no avião no regresso de uma viagem à Irlanda.

Últimas