O embargo ocidental ao alegado desenvolvimento de armas nucleares pelo Irão pode ter contribuído para a falta de manutenção do helicóptero onde seguia o Presidente iraniano.
A informação foi avançada por José Pedro Tavares, corresponde SIC na Turquia, que avançou também que os destroços do helicóptero que transportava o Presidente do Irão, Ebrahim Raisi e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, foram encontrados através de um drone turco.
"Foi um drone turco que localizou o helicóptero do Presidente iraniano. O drone voou durante toda a noite na região, obviamente depois de um pedido das autoridades iranianas", disse o correspondente.
Durante as suas declarações à SIC, José Pedro Tavares garantiu ainda que as sanções contra o regime iraniano tiveram “muito impacto” no acidente, "nomeadamente na manutenção" do helicóptero, uma vez que "o helicóptero tinha mais de 30 anos e era de fabrico americano".
Além disso, o correspondeste da SIC referiu ainda que as falhas de segurança aeronáutica nas companhias áreas iranianas são conhecidas, sendo que, há inclusive várias companhias do Irão banidas de voar para muitos países, como é exemplo a Turquia.