Mundo

Guterres renova apelo a cessar-fogo entre Israel e Hamas

O secretário-geral da ONU fala ainda sobre as consequências que um ataque a Rafah teria. Apesar das negociações, o governo de Benjamin Netanyahu já garantiu que que haverá uma ofensiva na cidade. .

SIC Notícias

O secretário-geral das Nações Unidas renovou esta quinta-feira o apelo a um acordo entre Israel e o Hamas para um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

"Para o bem da população de Gaza, para o bem dos reféns e das suas famílias em Israel, e para o bem da região e do mundo em geral, peço ao governo israelita e aos líderes do Hamas que cheguem a um acordo."

As declarações de António Guterres foram depois de um encontro com o Presidente chileno, que classifica a ofensiva como um massacre.

Guterres afirmou ainda que um ataque militar a Rafah "seria uma escalada insuportável", que iria matar milhares e civis e forçar centenas de milhares a fugir.

"Teria um impacto devastador sobre os palestinos em Gaza, com séries repercussões na Cisjordânia ocupada e em toda a região", disse.

O governo israelita garantiu na terça-feira que haverá uma ofensiva em Rafah, considerado o último reduto do movimento.

Na cidade fronteiriça do sul estarão refugiadas mais de um milhão de pessoas, segundo os israelitas. E haverá ainda quatro batalhões de combatentes camuflados em áreas residenciais ou acantonados em complexos subterrâneos.

O ataque, promete o primeiro-ministro de Israel, será realizado com ou sem um acordo de tréguas.

Últimas