Mundo

Rui Moreira candidato às Europeias? "É uma traição", acusam autarcas e militantes do PSD

O Conselho Nacional do PSD vai aprovar, nesta segunda-feira, a lista de candidatos ao Parlamento Europeu nas eleições de 9 de junho. A possibilidade de Rui Moreira encabeçar a lista social-democrata não agrada a, pelo menos, duas dezenas de autarcas e militantes do partido que falam em "traição".

SIC Notícias

Os rumores que circulam há meses podem terminar esta segunda-feira à noite, quando a Aliança Democrática anunciar a lista de candidatos ao Parlamento Europeu. O nome de Rui Moreira, que tem sido sistematicamente referido, deve ser confirmado como cabeça de lista às eleições de 9 de junho.

A escolha não agrada a um conjunto de autarcas e outros militantes do PSD que subscreveram um manifesto para pressionar Luís Montenegro. O líder dos sociais-democratas na assembleia municipal do Porto diz que há outros nomes melhores que o de Rui Moreira para encabeçar a lista a Bruxelas:

“O PSD deveria apresentar alguém com experiência nesta área, mas alguém também que tenha uma ligação ao partido”, apontou Miguel Corte-Real.

Rui Moreira, que cumpre o último mandato como presidente da câmara do Porto, sempre mostrou reservas em relação a uma eventual candidatura a Bruxelas. No entanto, este domingo, na CNN, voltou a falar sobre a questão europeia e respondeu assim:

“Nós precisamos de lutar por esta Europa que queremos. Uma Europa que está ameaçada por guerras e por outras ameaças e, por isso, é um projeto que de alguma maneira me atrai”.

Para Rui Moreira, Bruxelas seria o prolongar do percurso político, mantendo a possibilidade de continuar a ter na esfera pública uma voz ativa.

Últimas