A força aérea ucraniana informou este domingo que abateu 17 drones Shahed russos, durante a noite, e deu conta de ataques com vários mísseis que não foram intercetados.
"Durante a madrugada de 7 de abril de 2024, o inimigo atacou com um míssil guiado X-31 desde a região ocupada de Lugansk e com um míssil balístico Iskander-M desde a Crimeia", anunciou a força área ucraniana no reporte diário através do canal Telegram.
As forças de defesa da Ucrânia "derrubaram 17 drones inimigos Shahed 131/136 nas regiões de Kharkiv, Dnipro e Poltava", acrescentou.
Na madrugada de sábado, um ataque com mísseis S-300 contra a região de Kharkiv (norte) provocou a morte de seis civis e uma dezena de feridos, assim como vários danos materiais.
Zelensky avisa: Ucrânia pode ficar sem mísseis em breve
A Ucrânia diz que pode ficar sem mísseis de defesa se a Rússia continuar com o mesmo ritmo de ataques.
Volodymyr Zelensky deixou o alerta este sábado numa entrevista a uma televisão ucraniana. Com a deterioração da situação das defesas aéreas da Ucrânia, o país arrisca não conseguir controlar os ataques dos bombardeiros de longo alcance.
Numa altura em que a Rússia ataca quase diariamente os sistemas de energia de Kiev com mísseis e drones, o Presidente ucraniano mostra alguns sinais de desespero e assume ter de tomar decisões difíceis sobre o que defender.
As munições também começam a faltar e Zelensky diz aceitar qualquer ajuda por parte dos Estados Unidos e que quanto mais cedo melhor.
Com Agência Lusa