Dois grupos de macacos decidiram ajustar contas no meio da estrada na cidade de Lopburi, na Tailândia, o que levou à interrupção do trânsito. O momento já se tornou viral nas redes sociais.
Já imaginou estar a conduzir e ter de parar o carro porque dezenas de macacos estão à pancada no meio da estrada? Parece algo invulgar, mas na Tailândia já se tornou comum e, nos últimos dias, voltou a acontecer.
O momento ficou gravado em vídeo e rapidamente chegou aos quatros cantos do mundo, com milhares e milhares de partilhas e comentários na internet.
No vídeo que circula nas redes sociais é possível ver os dois "gangues" de macacos frente a frente no meio de um cruzamento movimentado ao mesmo tempo que vários automobilistas aguardam durante vários minutos para poderem prosseguir viagem.
Um dos grupos estava claramente em vantagem numérica, o que não impediu alguns corajosos animais do grupo em desvantagem de desafiarem e provocarem os rivais. Os muitos primatas ignoraram completamente os humanos que passavam e mostraram que estavam completamente focados na luta que travavam.
O desaguisado entre os dois bandos tinha como objetivo o controlo territorial daquela zona, bem como o acesso a alimentos.
Polícia obrigada a agir contra os desordeiros
O Daily Mail escreve que a polícia local está a ser obrigada a tomar medidas para controlar as rixas de macacos, que têm sido bastante frequentes. De acordo com alguns agentes das forças policiais de Lopburi, os primatas que habitam a cidade chegam a ser agressivos para os humanos.
De forma a controlar a ira destes importunadores da ordem pública, a polícia local utiliza, de acordo com o Daily Mail, catapultas de madeira e fisgas que servem para arremessar pequenas pedras contra os macacos desordeiros.
Os funcionários do departamento de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Conservação de Plantas da Tailândia também começaram a deter alguns dos macacos mais perigosos e a transferi-los para abrigos temporários.
No entanto, esta é uma tarefa complexa já que os infratores estão familiarizados com armas tranquilizantes e fogem para o topo de edifícios bastante altos.
Violência subiu de tom na pandemia
A escalada de violência entre macacos tailandeses começou durante a pandemia de covid-19, uma altura em que a população deixou de alimentar os vorazes animais, que se viram forçados a lutar por alimento.
O Daily Mail refere que o Governo tailandês está a lutar para controlar as populações de macacos que infernizam muitas cidades. Têm sido criados santuários e promovidos programas de esterilização em massa, bem como deslocações destes animais para lugares mais adequados.