Mundo

UE felicita novo primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana e lembra "momento crítico" em Gaza

Em comunicado, o alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança lembrou que a nomeação ocorre num "momento crítico de grande sofrimento para o povo palestiniano".

Mahmoud Abbas e Mohammad Mustafa
PALESTINIAN PRESIDENT OFFICE

SIC Notícias

Lusa

A União Europeia (UE) felicitou, esta sexta-feira, a nomeação de Mohammad Mustafa como novo primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana, destacando a importância da entidade para o futuro da Faixa de Gaza e o "momento crítico" que o povo palestiniano atravessa.

"A Autoridade Palestiniana foi e continua a ser um parceiro importante da UE, também para o futuro de Gaza. A UE continuará a ser um importante doador para a Autoridade Palestiniana e para o povo palestiniano, com o objetivo de promover a construção do Estado palestiniano em consonância com o objetivo de uma solução negociada de dois Estados", destacou o chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell.

Em comunicado, o alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança lembrou que a nomeação ocorre num "momento crítico de grande sofrimento para o povo palestiniano".

"Mais do que nunca, o povo palestiniano precisa de instituições bem governadas que prestem serviços tão necessários nestes tempos difíceis", destacou.

Acrescentando ainda:

“Esperamos continuar a nossa cooperação com o novo governo, inclusive na abordagem da trágica situação em Gaza, e trabalhar em reformas fundamentais no sentido de instituições e governação democráticas mais fortes, em benefício do povo palestiniano na Cisjordânia e em Gaza”.

Borrell deixou ainda uma nota de agradecimento ao antigo primeiro-ministro Mohammad Shtayyeh pelo seu "mandato e trabalho para promover a parceria palestiniana com a UE".

Mohammad Mustafa, até agora conselheiro económico do Presidente Mahmoud Abbas, foi nomeado na quinta-feira primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana, com a missão de formar Governo, quase um mês após a demissão do anterior chefe do executivo.

Mustafa, antigo ministro da Economia, formado nos Estados Unidos e com vasta experiência internacional no Banco Mundial, tem a tarefa de formar um Governo tecnocrático, que será o 19.º executivo da Autoridade Palestiniana, tendo sido incumbido de preparar planos para reunificar a administração da Cisjordânia ocupada e de Gaza e de liderar reformas no governo, nas forças de segurança, na economia e na luta contra a corrupção.

A nomeação de Mustafa surge quase um mês depois do pedido de demissão do anterior primeiro-ministro, Mohamad Shtayé, que tinha descartado a possibilidade de a Autoridade Palestiniana voltar a controlar Gaza após o fim do conflito entre Israel e o Hamas, se não houver um processo de paz que conduza à criação de um Estado palestiniano, com Jerusalém como capital.

Últimas