As forças norte-americanas realizaram este sábado o seu quinto lançamento aéreo de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, na Palestina, consistindo em mais de 41 mil refeições, segundo o Pentágono.
Os Estados Unidos, que pressionam Israel para que permita a entrada de mais assistência terrestre, têm prestado ajuda à população do território por via aérea e estão a preparar entregas por via marítima.
Um avião de transporte militar lançou "o equivalente a 41.400 refeições e 23.000 garrafas de água no norte da Faixa de Gaza", disse o Comando do Médio Oriente dos Estados Unidos (Centcom).
O território palestiniano enfrenta uma situação humanitária catastrófica.
Cinco pessoas morreram na sexta-feira e outras dez ficaram feridas na queda de pacotes de ajuda humanitária lançados por aviões na cidade de Gaza, disse à agência France Presse um funcionário do hospital al-Shifa.
O comando norte-americano afirmou, no entanto, que não se tratava de pacotes largados pelos seus aviões.
Lançamentos começaram segunda-feira
Desde segunda-feira, os norte-americanos lançam diariamente água e alimentos por via aérea na Faixa de Gaza, mas reconhecem que este método de entrega não é suficiente face ao risco de fome.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também anunciou na quinta-feira que os militares norte-americanos construiriam um porto temporário para permitir a chegada de assistência humanitária por mar.