Mundo

Tensão na Transnístria: "Poderemos ter aqui um novo Donbass"

Germano Almeida diz que a comunidade internacional deve estar atenta à posição da Rússia sobre a Transnístria. O comentador da SIC fala num discurso muito parecido com a que foi usado no início da invasão à Ucrânia.

Germano Almeida

Separatistas pró-russos da Transnístria pediram a proteção da Rússia em relação à Moldávia. Putin falará hoje no discurso anual à nação e "se mostrar preocupado em proteger a população da Transnístria da Moldávia e que a Rússia vai precisar de proteger, devemos ficar preocupados”, diz Germano Almeida.

“Infelizmente poderemos ter aqui um novo Donbass e temos que olhar com isto com muita atenção e preocupação. Os argumentos e a estratégia são demasiado parecidos com o que aconteceu nas regiões separatistas de Donetsk e Luhansk”.

A Transnístria é um enclave dentro da Moldávia de maioria russa. Sendo oficialmente na Moldávia, tem já presença militar russa e há uma maioria russa que contesta o Governo pró-europeu da Moldávia e o pretexto tem a ver com as taxas impostas pelo Governo de Chisinau, da Moldávia, a Tiraspol na Transnístria que aparentemente terão levado o Parlamento local, não oficial, mas que existe, a pedir proteção à Rússia.

“Isto faz-nos facto lembrar o que aconteceu no Donbass e mostra que as ambições de Putin não se ficam pela Ucrânia”.

Germano Almeida relembra a forma como a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo falou esta quarta-feira dizendo que a culpa é da NATO ao lançar a Transnístria para a guerra.

“Faz-nos lembrar aquilo que os russos disseram sobre a culpa ser da NATO quando lançou a Ucrânia para a guerra”.

Hoje Putin faz um discurso no Parlamento russo, na Duma.

“Se Putin hoje se mostrar preocupado em proteger a população da Transnístria da Moldávia e que a Rússia vai precisar de proteger, devemos ficar preocupados”.

Últimas