Mundo

Não seque o iPhone em arroz, Apple deixa alerta

Apesar da popularidade da técnica de secagem de equipamento eletrónicos em arroz ser antiga, os especialistas em telemóveis tem vindo a alertar para não ser usada, tendo em conta que sucessivos testes têm sugerido que não funciona.

Getty Images

SIC Notícias

Foi agora a vez própria gigante da tecnologia que publicou orientações, onde alerta os seus utilizadores no sentido de evitarem a secagem de telemóveis em arroz, podendo esta prática resultar em danos nos equipamento com a entrada de pequenas partículas do grão.

A Apple aconselhou que, caso entrem líquidos para os conectores, se dê pancadas suaves no equipamento, com o conector do telemóvel voltado para baixo e deixá-lo secar.

Além de evitar o uso desta técnica antiga, a Apple também desaconselha secar o telemóvel molhado com “fonte externa de calor ou ar comprimido”, ou seja, radiadores e secadores de cabelo devem igualmente ser evitados.

As pessoas devem ainda evitar inserir “um objeto estranho, como um cotonete ou uma toalha de papel” nos conectores dos telemóveis.

Contrariamente, orienta as pessoas a deixarem seus telemóveis numa “área seca com algum fluxo de ar” antes de reconectá-lo ao carregador.

O site de tecnologia MacWorld – que foi o primeiro a identificar o novo documento da marca – a mudança no design dos smartphones pode significar que todos esses conselhos serão desnecessários no futuro, tendo em conta que nos novos modelos is dispositivos são cada vez mais capazes de resistir à umidade.

Todos os dispositivos Apple a partir do iPhone 12 são capazes de resistir à imersão até seis metros de profundidade, durante até meia hora.

Últimas