Centenas de agricultores têm se manifestado esta segunda-feira junto à Comissão Europeia, em Bruxelas, exigindo apoios concretos para combater as dificuldades que enfrentam.
Em entrevista à SIC, Luís Mira, Secretário-Geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) que está em Bruxelas juntamente com alguns agricultores portugueses garantiu que os agricultores esperam "uma simplicação administrativa imediata da Politica Agricola Comum", "uma flexibilização das medidas ambientais para que possam ser cumpridas pelos agricultores, nomeadamente em Portugal" e que haja um "maior controlo nas fronteiras" sobre os produtos importados de fora da União Europeia.
Segundo Luís Mira, relativamente a Portugal o problema ainda se agrava mais "porque passamos por um período em que a agricultura foi completamente desmantelada pelo Ministério da Agricultura" porque "não foram cumpridos os passos de pagamento aos agricultores e não há uma gestão eficiente das verbas da PAC".
Manifestantes e polícia em confrontos à porta das instituições europeias
Os agricultores que estão a manifestar-se em Bruxelas envolveram-se em confrontos com a polícia, depois de tratores terem derrubado a barreira de segurança junto às instituições da União Europeia (UE), onde estão reunidos os ministros.
Depois de terem atirado fardos de palha com estrume e de dois tratores terem esmagado as barreiras de segurança que separam os manifestantes dos edifícios da Comissão Europeia e do Conselho da UE, os manifestantes envolveram-se em conflitos com a polícia de intervenção.
A Chaussée D'Etterbeek, rua nas traseiras dos edifícios do Conselho da UE, está "cercada" e a polícia de intervenção está a tentar impedir o avanço dos manifestantes que atiram petardos, com o recurso a gás pimenta e canhões de água.
Às 11:55 locais (10:55 em Lisboa), os agricultores fizeram uma coluna e estão a tentar avançar.
A polícia de intervenção reforçou o disposto e chegaram mais agentes aproveitando as passagens entre as instituições europeias.
A manifestação ocorre no mesmo dia em que os ministros da Agricultura dos 27 Estados-membros estão reunidos a poucos metros dos manifestantes.
Com Lusa