Mundo

Jornalistas detidos em Moscovo durante protesto que pedia regresso de soldados

Várias pessoas foram detidas este sábado durante uma manifestação em que as autoridades tentaram evitar a presença da imprensa. Num vídeo, um agente da polícia ordena uma jornalista que desligue a câmara enquanto está a ser detida.

MAXIM SHEMETOV/Reuters

Lusa

A polícia russa deteve este sábado várias pessoas, incluindo jornalistas, numa manifestação de mulheres de soldados que exigiam o seu regresso da Ucrânia ao fim de dois anos de conflito, de acordo com agências internacionais e a comunicação social local.

De acordo com a agência France-Presse (AFP), as mulheres destes soldados destacados em território ucraniano têm depositado, todos os sábados, flores no túmulo do soldado desconhecido, numa ação simbólica junto ao Kremlin.

A AFP diz ter sido alertada, a par de outros órgãos de comunicação social, pela polícia para não assistir a estes encontros, remetendo para detenções noticiadas pelos portais Sota e Sotavision.

Os vídeos partilhados por estes portais mostram polícias a deterem várias pessoas, incluindo duas com coletes amarelos com a identificação de imprensa rasurada e que se dirigiam para o encontro semanal deste movimento junto ao túmulo do soldado desconhecido. A Sotavision referiu que dois dos seus repórteres estão entre os detidos.

Uma das mulheres dos soldados destacados na Ucrânia disse à Sotavision que conseguiram depositar flores, mas num contexto controlado e acompanhadas de perto por agentes da autoridade.

"Hoje em dia, a simples colocação de flores é uma ação cívica que não está isenta de riscos", afirmou a ativista, que não foi identificada.

“Menina, pare de filmar”

Num outro vídeo, um agente da polícia ordena uma jornalista da Sotavision que desligue a câmara enquanto está a ser detida, sob ameaça de ser alvo de um processo judicial.

"Menina, pare de filmar! Repito. Está oficialmente avisada. Se não cumprir as exigências de um agente da polícia, será acusada de desobediência à ordem" de um polícia, ouve-se um agente a dizer.

Últimas