Mundo

Pior nevão nos últimos 50 anos atinge a Mongólia

Os meteorologistas dizem que, neste momento, 90% da Mongólia está coberta por neve. A tempestade afeta também a China e a Coreia do Sul, onde o maior problema são os acidentes rodoviários, por causa do gelo e da baixa visibilidade.

Teresa Canto Noronha

Na Mongólia, grande parte do país está a ser atingido pelo pior nevão dos últimos 50 anos. Os mais afetados são os nómadas, que criam gado em condições muito difíceis, e que, este ano, já perderam dezenas de animais por causa do frio, mais intenso do que o habitual.

E nem os mais experientes condutores conseguem evitar ficarem bloqueados em estradas completamente cobertas.

A única solução é a ajuda das patrulhas da polícia montada. Os meteorologistas dizem que, neste momento, 90% da Mongólia está coberta por neve.

Para os chineses, este é o primeiro grande nevão do novo ano lunar, que começou há 10 dias. Os que vivem na capital Pequim acordaram esta quinta-feira com a cidade coberta por neve e algumas estradas cortadas por causa do gelo.

Voos cancelados, comboios parados

Uma grande parte do continente asiático está a ser atingida por uma tempestade muito intensa que afeta, sobretudo, o norte e leste da China, a Mongólia e a Coreia do Sul.

Algumas regiões estão em alerta e as autoridades locais ordenaram o encerramento das escolas e de alguns serviços públicos. Centenas de voos foram cancelados e muitos comboios estão parados por causa da acumulação de neve nas linhas.

Os serviços meteorológicos chineses dizem que as temperaturas negativas vão continuar nos próximos dias.

Em Seul, capital da Coreia do Sul, onde o inverno também chegou em força, o maior problema são os acidentes rodoviários, por causa do gelo nas estradas e a baixa visibilidade.

A polícia e os bombeiros coreanos tiveram de responder a centenas de pedidos de ajuda, na última noite. Foram reforçados os transportes públicos para evitar que as pessoas tenham de conduzir os próprios veículos.

Últimas