Mundo

Vagamundo, o português que percorre a Ucrânia em bicicleta

Na Ucrânia há quase três meses, Manuel Montes já pedalou dois mil quilómetros. Percorreu a zona oeste, o norte, uma parte do leste e agora está em Zaporizhzhia.

Iryna Shev

Manuel Montes, mais conhecido como Vagamundo, tem 33 anos e é de Serpa. Nos últimos três meses tem estado a percorrer a Ucrânia de bicicleta. A reportagem é da correspondente da SIC Iryna Shev.

Viajar feliz, é o lema de Manuel Montes, que chamou “Liberdade” à bicicleta que o leva de destino em destino.

Na Ucrânia há quase três meses, já pedalou dois mil quilómetros. Percorreu a zona oeste, o norte, uma parte do leste e agora está em Zaporizhzhia.

Ex-militar dos comandos, Manuel não fica indiferente quando vê soldados ucranianos. Saiu do exército em 2015 e começou a viajar sobre duas rodas. Desde essa altura, já percorreu 42 países.

É a segunda vez que está na Ucrânia. A primeira foi há oito anos, antes da grande guerra. Para o viajante português, ver a destruição e ouvir as sirenes de perigo de ataque aéreo já se tornou parte do dia a dia.

Manuel Montes planeia seguir a viagem para a Geórgia, a Arménia e o Irão. Mas por enquanto, ainda tem muitos quilómetros para pedalar por em território ucraniano.

Últimas