Mundo

Trump defende voto contra mais ajuda à Ucrânia, enquanto país atravessa momento crítico

Esta quinta-feira o líder da maioria democrata no senado deverá levar nova proposta a votação, mas o chumbo de ontem já está a motivar reações na Europa.

João Nuno Assunção

A Ucrânia está a atravessar um dos momentos mais críticos desde o início da guerra. No terreno, pode estar prestes a perder o controlo de mais uma cidade, numa altura em que o senado dos Estados Unidos chumbou o envio de mais ajuda a Kiev.

Na linha da frente, pode estar prestes a perder o controlo de mais uma cidade. Na hierarquia politica e militar está a viver uma crise interna que divide o chefe de estado e o chefe das forças armadas. Nas relações externas, viu ontem ser chumbada nova ajuda do principal aliado.

O debate durou quatro horas, mas acabou com nova derrota do partido de Joe Biden. A votação refletiu as criticas de Donald Trump, que pediu aos republicanos que votassem contra o projeto de lei que previa novo financiamento para Ucrânia.

Esta quinta-feira o líder da maioria democrata no senado deverá levar nova proposta a votação, mas o chumbo de ontem já está a motivar reações na Europa.

A crítica do primeiro-ministro polaco não foi a única, que surge já depois de a União Europeia ter aprovado um pacote de 50 mil milhões de euros para Kiev. O país está a atravessar um dos períodos mais críticos desde o início da guerra.

Na linha da frente pode estar prestes a perder o controlo de mais uma cidade no Donbass. Na retaguarda, vive uma crise institucional que divide o chefe de estado e o chefe das forças armadas. De norte a sul está a ser incapaz de travar uma intensificação da ofensiva russa.

Últimas