Mundo

Serviço da internet russo com falhas massivas

Uma grande quantidade de clientes queixou-se de problemas com os operadores de internet e telefonia móvel russos MTS e Megafon, que limitaram o acesso a vários portais na internet.

Canva

Lusa

O funcionamento da rede de domínios russa (Runet, designada como a internet russa) sofreu na terça-feira uma série de falhas massivas, que afetaram vários operadores e causaram problemas de acesso a vários sítios, noticiaram serviços especializados meios russos.

O sistema Downdetector indicou que grande quantidade de clientes se queixou de problemas com os operadores de internet e telefonia móvel russos MTS e Megafon, que limitaram o acesso a portais como o motor de busca russo Yandex, a rede social VKontakte e a plataforma comercial Ozon, além de falhas em vários sítios de bancos e importantes unidades comerciais.

Segundo o canal de Telegram Kod Durova, especializado em temas informáticos, o problema ocorreu no domínio RU devido a uma falha do serviço DNSEC (Domain Name System Security Extensions), uma extensão dos protocolos DNS que pretende garantir a segurança dos servidores.

Por sua vez, os protocolos DNS são os que permitem identificar as direções eletrónicas dos computadores ligados à internet e gerir a transferência de dados entre eles.

O Ministério de Desenvolvimento Digital e das Comunicações da Federação Russa também reconheceu os problemas e garantiu que "o acesso aos sítios na zona .RU vai ser restabelecido em breve".

Últimas