Mundo

"É um dos itens mais incomuns que já vendemos": dentadura de Churchill vai a leilão

Não é a primeira vez que um das dentaduras do falecido Winston Churchill vai a leilão. Em 2010, uma das próteses foi arrematada por mais de 17 mil euros.

Peter Macdiarmid

SIC Notícias

Uma dentadura parcialmente feita de ouro e usada por Winston Churchill será leiloada na próxima semana, a 6 de fevereiro, noticia o The Guardian. A leiloeira espera arrecadar entre 5.800 euros a 9.350 euros com a venda da dentadura.

“A dentadura de Churchill deve estar entre os itens mais incomuns que já vendemos”, admite ao jornal britânico Liz Poole, diretora da The Cotswold Auction Company.

Na altura, a prótese removível era usada pelo primeiro-ministro para superar um ceceio que tinha desde a infância. Acredita-se que, pelo menos, quatro dentaduras foram feitas para Churchill.

Estas próteses foram projetadas por Sir Wilfred Fish, então dentista de Churchill, e fabricadas pelo técnico Derek Cudlipp, que guardava uma dentadura suplente, que viria a ser doada ao museu Royal College of Surgeons, em Londres.

"[A prótese] permitiu-lhe falar de forma eficaz – um atributo vital para qualquer político, e especialmente para alguém cujas capacidades de expressão foram tão fundamentais para o seu sucesso", aponta o museu, citado pelo Guardian.

A par da dentadura, será leiloado também o microfone usado por Churchill para anunciar o fim da II Guerra Mundial.

Últimas