O secretário de Estado norte-americano chegou esta quinta-feira à capital do Egito. Antony Blinken está a realizar uma viagem pelo Médio Oriente, sendo o Cairo a última paragem.
O chefe da diplomacia dos Estados Unidos deverá encontrar-se com o Presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi. O encontro ocorre depois de Blinken ter-se reunido com o líder da Autoridade Palestiniana, esta quarta-feira, na Cisjordânia.
Nesse encontro, Blinken discutiu com Mahmoud Abbas medidas para proteger civis palestinianos, assim como o aumento de ajuda humanitária e a criação do estado independente da Palestina.
Nesta visita de uma semana ao Médio Oriente, que incluiu nove países e a Cisjordânia ocupada, o secretário de Estado norte-americano trouxe um acordo que pretendia aproximar Israel, segundo o qual os países muçulmanos vizinhos ajudariam a reabilitar Gaza após a guerra, se Telavive se comprometesse a permitir a criação do Estado independente da Palestina – que incluiria Gaza e a Cisjordânia.
No entanto, o Israel tem vindo a defender a intenção de eliminar o Hamas, a autoridade que governa a Faixa de Gaza desde 2007.