Lloyd J. Austin, secretário da Defesa dos EUA, tem cancro da próstata, foi revelado esta terça-feira. O responsável está internado nos cuidados intensivos há vários dias.
O dirigente do Pentágono foi internado no dia 1 de janeiro, num hospital militar perto de Washington, devido a “complicações na sequência de um procedimento médico não-urgente”.
A hospitalização nos intensivos só foi comunicada à Casa Branca no dia 5, quatro dias depois, o que contraria o protocolo. Austin reconheceu que foi sua a decisão de ocultar o internamento.
O gabinete de imprensa do Pentágono revelou no domingo que se mantém no cargo.
Lloyd J. Austin tem 70 anos.
Biden mantém "total confiança"
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, garantiu esta segunda-feira que mantém “total confiança” no seu secretário da Defesa, apesar de só ter sido informado do internamento dias depois.
A garantia é dada numa altura em que cresce a controvérsia relacionada com o incumprimento do dirigente do Pentágono das normas do protocolo. Há republicanos a exigir a demissão de Lloyd J. Austin.
O executivo norte-americano vai “debruçar-se sobre os procedimentos” para decidir se são necessárias mudanças" na comunicação, revelou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, não adiantando pormenores sobre o estado de saúde de Austin ou a intervenção a que foi submetido.