Na sexta-feira, num comício no estado do Iowa, Donald Trump voltou a gozar com a gaguez de Joe Biden, imitando o Presidente dos Estados Unidos a pronunciar a palavra “democracia”.
“O ‘Crooked Joe’ está a organizar hoje na Pensilvânia o seu patético evento de campanha, que fomenta o medo. Viram-no? Gaguejou durante todo o evento. Disse que sou uma ameaça à democracia. ‘Ele é uma ameaça à de-de-de-mocracia’”, gozou Donald Trump.
Recorde-se que Joe Biden tem falado abertamente sobre o facto de ter nascido com gaguez e de estar a trabalhar para a gerir.
Em criança, sofria mesmo de gaguez debilitante. Nos recreios era apelidado de “Dash” (traço, em português) - numa alusão a código morse - ou até de “Bye-Bye”, pelas vezes que falhava ao tentar dizer o seu apelido.
Já em idade adulta, o seu trabalho viria a ditar que fosse obrigado a falar em público recorrentemente, sem nunca deixar que tal o impedisse.
“Não tem nada a ver com o quociente de inteligência. Gaguejar, quando pensamos nisso, é o único problema do qual as pessoas ainda se riem e pelo qual humilham os outros”, disse Biden à CNN em fevereiro de 2020.