Mundo

Nomes associados a Epstein serão divulgados, um ex-Presidente dos EUA poderá ser mencionado

Um tribunal de Nova Iorque decidiu tornar pública a lista de 180 nomes ligados ao empresário norte-americano, acusado de tráfico de pessoas para fins sexuais. Já são conhecidas algumas personalidades envolvidas no escândalo, entre elas o Príncipe André, mas agora poderão ver-se implicadas no caso altas figuras da sociedade norte-americana que passaram ilesas até hoje.

Handout .

Ana Luísa Monteiro

Um tribunal dos Estados Unidos deverá começar esta quinta-feira a revelar nomes de dezenas de pessoas ligadas a Jeffrey Epstein, empresário acusado de tráfico de pessoas para fins sexuais, que se suicidou em 2019 na prisão enquanto aguardava julgamento.

Epstein conviveu com altas figuras da sociedade norte-americana - e não só - desde celebridades a membros de Wall Street. Dezenas de mulheres acusaram Epstein de as forçar a prestar serviços sexuais, tanto ao empresário como aos seus convidados numa ilha particular no Caribe e em casas em Nova Iorque, Flórida e Novo México.

A 19 de dezembro, um juiz de Nova Iorque ordenou que fossem revelados, no início de janeiro, o nome de 180 pessoas, entre vítimas, familiares e alegados cúmplices, ligados à rede de Jeffrey Epstein. Os nomes constam de um processo movido por Virginia Giuffre, uma das vítimas do empresário.

Para justificar a divulgação dos nomes, a justiça norte-americana apoiou-se no facto de determinadas personalidades ligadas a Epstein serem facilmente identificáveis em entrevistas publicadas nos últimos anos. Alguns nomes permanecerão confidenciais, nomeadamente, os de pessoas que eram menores de idade quando foram abusadas.

Conhecem-se já dezenas de nomes ligados ao empresário, revelados em entrevistas e documentários sobre o caso. Um deles é o de príncipe André, do Reino Unido, que perdeu a maior parte dos títulos reais devido ao escândalo. Outro, por exemplo, é do ex-CEO do Barclays, Jes Staley.

Um dos nomes mais sonantes que se poderá ver envolvido nesta polémica é o de Bill Clinton. A ABC News revelou que o ex-presidente dos EUA também está na lista de personalidades ligadas a Epstein. O ex-piloto do empresário revelou que Clinton voou várias vezes no avião de Epstein. O ex-Presidente norte-americano diz, por sua vez, que desconhece os crimes sexuais de Epstein.

Outro nome que poderá surgir é o de Jean-Luc Brunel, um agente de modelos que morreu em França, em 2022, após ter sido preso por agressões sexuais. Outros nomes que também poderão constar na lista são os de ex-funcionários de Epstein, de várias pessoas que foram processadas pelas ligações a Epstein e de uma "figura pública" citada na agenda de endereços de Epstein.

A lista de nomes resulta de um processo de difamação há muito resolvido que Virginia Giuffre moveu contra Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Epstein, que cumpre um pena de 20 anos de prisão por recrutar menores de idade para Epstein.

Com Reuters e AFP

Últimas